quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mega City - A Cidade das Cidades!

Yo minna-san!!!

Depois de demorar um pouquinho para ler inteiro, finalmente terminei de ler o novo e super comentado suplemento para 3D&T Alpha: Megacity. Eu, como um palpiteiro nato, decidi dar um breve parecer sobre o livro...



O livro nos apresenta a grande Megacity, uma cidade independente e em constante crescimento, onde fatos no mínimo "estranhos" ocorrem com uma certa frequencia, variando de ataques de super-vilões a torneios de artes marciais secretos comandados por uma rede criminosa... São apresentados no livro 5 espécies de "sub-cenários" que podem ser utilizados:

  • Super Megacity: Cenário de Super-Heróis e Super-Vilões
  • Megadróide: Cenário de Robôs super avançados e poderosos (Qualquer semelhança com Megaman é mera coincidênci, XD)
  • Torneio das Sombras: Um torneio de artes marciais envolto em muito mistério
  • Crônicas de Nova Memphis: O lado mais "sobrenatural" de Megacity, com vampiros, wargens, anjos.etc...
  • Megacity Contra-ataca: Cenário mais realista e com personagens mais "comuns"

Esta variadade de sub-cenários permite "n" tipos de campanhas diferentes, pois nada impede que o mestre misture as regras de cada cenário ( Megadróides exterminadores de Vampiros!!! XD)

Confesso que tenho um certo bloqueio contra campanhas realizadas em cidades e ambientes futurísticos ou contemporâneos, sendo um adepto do velho "Rpg Medievalzão", por isso tive um certo receio em comprar Megacity. Entretanto, as expectativas demonstradas nos "calorosos" debates no fórum da Jambo, acenderam a chama da minha curiosidade e comprei o livro.

Quando comecei a folhear o livro, me deparei com várias vantagens, poderes e regras novas, que ao meu ver ficaram muito boas! Imaginei no mínimo uns 20 personagens de animes e séries usando as regras de heróis (Por exemplo: Acho que ficaria perfeito se a Erza Scarlet de Fairy Tail fosse um char com Banco Dimensional e Equipamentos). Não me contentei em ver só as regras e comecei a ler o livro inteiro.

O autor descreve muito bem a Cidade das Cidades, bem como os "sub-cenários" existentes (Só o de Crônicas de Noca Memphis que eu achei meio confuso), o que torna a leitura muito agradável e dispensa comentários no quesito qualidade.

A parte complicada de Megacity se encontra na assimilação das regras novas: Muitas delas são totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver em 3D&T e algumas são de difícil compreensão (Até agora estou tentando desvendar a questão do dano recebido por Equipamentos...). As principais questões surgem a partir do momento em que você tenta "misturar" os sub-cenários, por exemplo: Equipamentos podem garantir Superpoderes? Somente Super-heróis podem ter super poderes ou qualquer um pode? Seria sensato usar a mecânica de Kits em Megacity?

Estas questões não são respondidas no livro (pelo menos não de maneira direta). É óbvio que não podemos esperar que o livro nos traga todas as respostas às dúvidas acerca do mesmo, pois isto é humanamente impossível. Este fato nos leva a concluir que somente na medida em que as regras forem utilizadas, com base no sistema de tentativa e erro, é que poderemos responder tais dúvidas. Este fato, pelo menos ao meu ver, não configura em problemas, pois solucionar problemas também faz parte do 3D&T e pode ser muito divertido!

Enfim, gostaria de parabenizar o autor pelo ótimo trabalho e afirmar que em breve teremos vários WTFs da Cidade das Cidades.

Espero que tenham gostado do meu breve parecer,
Ja ne!








Nenhum comentário:

Postar um comentário