segunda-feira, 25 de junho de 2012




Yo minna-san!!!


Depois de algum tempo sem postar nada (Comecei a namorar, me deem um desconto, XD). Estava eu jogando o novo Pokemon Conquest e dai tive uma ideia: Colocar eles no meu cenário de comédia medieval (Sim, vou postar uns WTFs dele, só na primeira sessão deve ter umas 20 zuadas...).
Enfim, hoje vos trago uma maneira simples (e outra complicada...) elaborada por mim, para colocar esses simpáticos monstrinhos em uma campanha de 3d&t.

Primeiramente, vamos dar uma rápida introdução, pois afinal: o que são Pokemons?

Pokémons
"Independente de estarem no anime, no mangá, nos jogos, ou em outros produtos, Pokémons são criaturas inteligentes que podem aprender vários ataques poderosos e que em um outro planeta ou em uma outra dimensão vivem livremente ou ao lado de um humano, por vontade própria ou não
Pokémon é a abreviação de Poketto Monsuta ou Pocket Monster, algo como Monstro de Bolso. São chamados assim porque as inúmeras espécies de Pokémons podem ser abrigadas dentro de Pokébolas, um dispositivo de um treinador Pokémon ou até de um professor, de uma enfermeira, ou de outra pessoa que se envolva com essas criaturas. Dentro desses pequenos itens, um Pokémon, por maior que seja, pode viajar no bolso de um treinador.
Atualmente 649 Pokémons são conhecidos, considerando que provavelmente muitos já foram extintos à milhares de anos. Um Pokémon pode ser classificado por tipo, denominado principalmente pelos ataques e pelo habitat da criatura. Cada Pokémon pode ser incluído em até dois tipos dos dezessete atuais: aquático, dragão, elétrico, fantasma, fogo, gelo, grama, inseto, lutador, metálico, normal, noturno, psíquico, rocha, terrestre, venenoso e voador. Em uma batalha Pokémon, cada tipo possui sua fraqueza e vantagem. Por exemplo: um Pokémon do tipo água é forte contra um Pokémon do tipo fogo, rocha ou terrestre, porém é fraco contra um do tipo elétrico ou grama.
Apesar de muitos Pokémons serem semelhantes aos animais que conhecemos, - como por exemplo a vaca Miltank, ou o cachorro Growlithe - talvez a maior diferença seja o fato de possuírem um elemento a mais: a evolução. Quando um Pokémon ganha experiência suficiente ou está em uma situação propícia à evolução, ele pode crescer rapidamente, ter sua aparência e nome alterado e tornar-se mais forte e rápido. Alguns Pokémons conseguem evoluir até duas vezes, como o pequeno Bagon, que evolui para Shelgon e depois para o forte Salamence; outros possuem apenas uma forma conhecida, como Kangaskhan e Dunsparce.
Como já foi citado, os Pokémons também lutam entre si. Isso pode acontecer quando eles estão na natureza ou quando são controlados por humanos, que se tornam seus donos quando os capturam. Treinadores Pokémon usam essas criaturas para conseguir insígnias, vencer campeonatos e outros desafios e enfim chegar ao topo, tornando-se um Mestre Pokémon. Existem ainda humanos que usam os Pokémons para serem coordenadores e participarem de Concursos Pokémon, que enfatiza a beleza e a graciosidade. Outros ainda desejam ser criadores Pokémon e existem aqueles que usam essas criaturas para formar quadrilhas, times que praticam crimes, como a Equipe Rocket. Pokémons também se relacionam com humanos apenas por amizade.
Acredita-se que não só os Pokémons, mas também todo o universo, foi criado pelo Pokémon deus Arceus, que gerou os Pokémons do Tempo e Espaço: Dialga e Palkia."

Fonte: Pokemon Mythology



Agora que já sabemos um pouquinho do universo de pokemon, vamos partir para o lado do 3d&t: Como colocá-los em uma campanha?

Vou apresentar dois métodos, um fácil, recomendado para campanhas crossovers ou mais simples, e outro um pouco mais complexo, confiram:

1º Método: Somente com a Vantagem Única:


Pokemon (0 Pontos)

Essa vantagem única simula um pokemon qualquer e recebe as seguintes características:

Inculto: Apesar de inteligentes, Pokemons não podem falar ou escrever, se comunicando por grunhidos que geralmente lembram seu próprio nome (Pi ka pi...). Entretanto, existem pokemons que se comunicam com humanos naturalmente, seja por Telepatia (Como Mewtwo) ou seja por que aprenderam a falar (Como é o caso do Meowth da equipe Rocket). Nestes casos, esta desvantagem pode ser recomprada, com permissão do mestre, por 1 ponto.

Tipo: Pokemons possuem uma série de fraquezas e vantagens contra certos tipos de dano. Você pode comprar Armaduras Extras ou Invulnerabilidades a um tipo de dano físico ou enérgico, mas não usará pontos de personagem, apenas compensará estas com Vulnerabilidades, da seguinte forma:


  • Uma Armadura Extra custa uma Vulnerabilidade.
  • Uma Invulnerabilidade custa duas Vulnerabilidades ou uma Grande Vulnerabilidade.
  • Uma Grande Vulnerabilidade pode te garantir duas Armaduras Extras.

Ou seja, se eu quiser que meu Charizard seja invulnerável a Fogo, eu poderei optar por escolher duas vulnerabilidades (Ex: Químico e Elétrico) ou uma grande vulnerabilidade(Ex: Esmagamento). Aqui valem as regras do bom senso e da aprovação do mestre, que poderá vetar o fato de um raichu ter Armadura Extra contra Fogo...

São também acrescidas as seguintes regras com relação aos danos.:


  • Se um Pokemon possuí Armadura Extra contra um dano, mas possuí A0, terá A1(Sem dobrar!) somente contra aquele tipo de dano.
  • Grande Vulnerabilidade é o caso que ocorre quando um Pokemon tem dois tipos vulneráveis a determinada fonte de dano (Ex: Dragonite é muito fraco contra golpes de gelo, pois seus dois tipos, dragão e voador, são vulneráveis a este dano). Contra estes golpes, o alvo perde não somente sua A na FD, mas também sua H.
Evolução: uma das características mais marcantes dos Pokemons é sua evolução. Pagando 2 pontos de personagem, o Pokemon evolui, mudando sua forma e recebendo mais 4 pontos de personagem para aumentar seus atributos e comprar novas vantagens. Na ocasião da evolução, o Pokemon poderá realocar seus pontos de personagem atuais, recomprando desvantagens ou alterando seus atributos (Ex: quando um Poliwhirl evolui para Poliwrath, ele perde boa parte de sua agilidade, mas recebe muita Força e Resistência). Cada Pokemon pode evoluir duas vezes. Pokemons com estágio único de evolução também podem “evoluir”, mas apenas aumentando seus pontos, sem mudar sua aparência. O mestre decidirá se jogadores poderão iniciar com Pokemons Evoluidos, bem como restringir a evolução para somente alguns casos (Após uma vitória, no meio de uma luta, por meio de uma pedra...)

2º Método: Vantagem Única + Tabela de Danos

Usando o primeiro método, fica fácil de se colocar Pokemons em uma campanha qualquer, mas isso gerará com certeza alguns absurdos, como um Growlithe apanhar para um Crobat, só por que tem vulnerabilidade a Químico, escolhida para definir danos por água, mas que infelizmente abrange também os danos por veneno. Para quem quiser algo um pouquinho mais elaborado, basta ignorar a parte de compras de Armadura Extra e Vulnerabilidade da Vantagem Única: Pokemon, devendo proceder da seguinte forma:
  • Desconsidere toda a parte sobre “Tipos de Dano” do Manual 3d&t Alpha, utilizando os tipos de dano utilizados no jogo de Pokemon, que são os seguintes:
    • Elétrico: Descargas elétricas, raios, magnetismo...
    • Fogo: Chamas, brasas, lava...
    • Água: Ondas, jatos d'água, bolhas...
    • Gelo: Frio, neve, raios congelantes...
    • Grama: gavinhas, cipós, pétalas, folhas, energia vital de plantas ou solar canalizada por elas (Raio Solar!!!).
    • Voador: Golpes com asas e bicos (Exceto metálicos), rajadas de vento, ventos cortantes, etc...
    • Lutador: Golpes de artes marciais, arremessos, energia da Aura...
    • Rocha: Pedradas, golpes feitos com instrumentos de rochas...
    • Terra: Tremores, areia, lama...
    • Noturno: Golpes considerados como jogo sujo, como ataques invisíveis e mordidas. Ataques sombrios e referentes a escuridão.
    • Veneno: Golpes venenosos, ácidos e outros químicos
    • Psiquico: Golpes mentais ou de luz.
    • Aço: golpes realizados com metal ou que simulam a dureza do mesmo.
    • Dragão: Golpes carregados de energia dracônica, como um bater de asas, sopro e patadas de dragões.
    • Inseto: Ataques referentes a insetos, como pólens, estocadas, presas de insetos, etc...
    • Fantasma: Golpes relacionados com morte, maldições e assombrações.
    • Normal: literalmente, é o resto, o que não se encaixa nos outros tipos.
  • Utilize uma Pokedex (Tem uma disponível em: http://www.serebii.net/pokedex-bw/) para saber a qual(is) tipo(s) o Pokemon pertence.
  • Use a tabela abaixo para saber suas fraquezas e desvantagens:


Considere sempre a partir do Pokemon Defensor, da seguinte forma:

2 comentários:

  1. Muito legal! Faz um tempãoooo que o Luís Brüeh está prometendo mestrar Pokémon pra gente, e até agora nada!
    Ah, falando nisso, não sei se eu já te falei, mas o site novo dele já está no ar! www.queabsurdo.com.br

    Beijos!
    Karen Soarele
    www.karensoarele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XD, eu fiz essa adaptação antes do Mega City, mas só agora que fui postá-la...
      O Que Absurdo voltou!!!! que ótimo!!!! vou lá agorinha!!!

      Excluir