Yo minna-san!!!
Depois de
algum tempo sem postar nada (Comecei a namorar, me deem um desconto,
XD). Estava eu jogando o novo Pokemon Conquest e dai tive uma ideia: Colocar eles no meu cenário de comédia medieval (Sim, vou postar uns WTFs dele, só na primeira sessão deve ter umas 20 zuadas...).
Enfim, hoje vos trago uma maneira simples (e outra complicada...) elaborada por mim, para colocar esses simpáticos monstrinhos em uma campanha de 3d&t.
Enfim, hoje vos trago uma maneira simples (e outra complicada...) elaborada por mim, para colocar esses simpáticos monstrinhos em uma campanha de 3d&t.
Primeiramente, vamos dar uma rápida introdução, pois afinal: o que são Pokemons?
Pokémons
"Independente
de estarem no anime, no mangá, nos jogos, ou em outros
produtos, Pokémons são criaturas inteligentes que podem
aprender vários ataques poderosos e que em um outro planeta
ou em uma outra dimensão vivem livremente ou ao lado de um
humano, por vontade própria ou não
Pokémon é a
abreviação de Poketto Monsuta ou Pocket Monster, algo como
Monstro de Bolso. São chamados assim porque as inúmeras
espécies de Pokémons podem ser abrigadas dentro de
Pokébolas, um dispositivo de um treinador Pokémon ou até
de um professor, de uma enfermeira, ou de outra pessoa que se
envolva com essas criaturas. Dentro desses pequenos itens, um
Pokémon, por maior que seja, pode viajar no bolso de um
treinador.
Atualmente
649 Pokémons são conhecidos, considerando que provavelmente
muitos já foram extintos à milhares de anos. Um Pokémon
pode ser classificado por tipo, denominado principalmente
pelos ataques e pelo habitat da criatura. Cada Pokémon pode
ser incluído em até dois tipos dos dezessete atuais:
aquático, dragão, elétrico, fantasma, fogo, gelo, grama,
inseto, lutador, metálico, normal, noturno, psíquico,
rocha, terrestre, venenoso e voador. Em uma batalha Pokémon,
cada tipo possui sua fraqueza e vantagem. Por exemplo: um
Pokémon do tipo água é forte contra um Pokémon do tipo
fogo, rocha ou terrestre, porém é fraco contra um do tipo
elétrico ou grama.
Apesar de
muitos Pokémons serem semelhantes aos animais que
conhecemos, - como por exemplo a vaca Miltank, ou o cachorro
Growlithe - talvez a maior diferença seja o fato de
possuírem um elemento a mais: a evolução. Quando um
Pokémon ganha experiência suficiente ou está em uma
situação propícia à evolução, ele pode crescer
rapidamente, ter sua aparência e nome alterado e tornar-se
mais forte e rápido. Alguns Pokémons conseguem evoluir até
duas vezes, como o pequeno Bagon, que evolui para Shelgon e
depois para o forte Salamence; outros possuem apenas uma
forma conhecida, como Kangaskhan e Dunsparce.
Como
já foi citado, os Pokémons também lutam entre si. Isso
pode acontecer quando eles estão na natureza ou quando são
controlados por humanos, que se tornam seus donos quando os
capturam. Treinadores Pokémon usam essas criaturas para
conseguir insígnias, vencer campeonatos e outros desafios e
enfim chegar ao topo, tornando-se um Mestre Pokémon. Existem
ainda humanos que usam os Pokémons para serem coordenadores
e participarem de Concursos Pokémon, que enfatiza a beleza e
a graciosidade. Outros ainda desejam ser criadores Pokémon e
existem aqueles que usam essas criaturas para formar
quadrilhas, times que praticam crimes, como a Equipe Rocket.
Pokémons também se relacionam com humanos apenas por
amizade.
Acredita-se
que não só os Pokémons, mas também todo o universo, foi
criado pelo Pokémon deus Arceus, que gerou os Pokémons do
Tempo e Espaço: Dialga e Palkia."
|
Fonte:
Pokemon Mythology
Agora que
já sabemos um pouquinho do universo de pokemon, vamos partir para o
lado do 3d&t: Como colocá-los em uma campanha?
Vou
apresentar dois métodos, um fácil, recomendado para campanhas
crossovers ou mais simples, e outro um pouco mais complexo, confiram:
1º
Método: Somente com a Vantagem Única:
Pokemon
(0 Pontos)
Essa
vantagem única simula um pokemon qualquer e recebe as seguintes
características:
Inculto:
Apesar de inteligentes, Pokemons não podem falar ou escrever, se
comunicando por grunhidos que geralmente lembram seu próprio nome
(Pi ka pi...). Entretanto, existem pokemons que se comunicam com
humanos naturalmente, seja por Telepatia (Como Mewtwo) ou seja por
que aprenderam a falar (Como é o caso do Meowth da equipe Rocket).
Nestes casos, esta desvantagem pode ser recomprada, com permissão do
mestre, por 1 ponto.
Tipo:
Pokemons possuem uma série de fraquezas e vantagens contra certos
tipos de dano. Você pode comprar Armaduras Extras ou
Invulnerabilidades a um tipo de dano físico ou enérgico, mas não
usará pontos de personagem, apenas compensará estas com
Vulnerabilidades, da seguinte forma:
- Uma Armadura Extra custa uma Vulnerabilidade.
- Uma Invulnerabilidade custa duas Vulnerabilidades ou uma Grande Vulnerabilidade.
- Uma Grande Vulnerabilidade pode te garantir duas Armaduras Extras.
Ou seja,
se eu quiser que meu Charizard seja invulnerável a Fogo, eu poderei
optar por escolher duas vulnerabilidades (Ex: Químico e Elétrico)
ou uma grande vulnerabilidade(Ex: Esmagamento). Aqui valem as regras
do bom senso e da aprovação do mestre, que poderá vetar o fato de
um raichu ter Armadura Extra contra Fogo...
São
também acrescidas as seguintes regras com relação aos danos.:
- Se um Pokemon possuí Armadura Extra contra um dano, mas possuí A0, terá A1(Sem dobrar!) somente contra aquele tipo de dano.
- Grande Vulnerabilidade é o caso que ocorre quando um Pokemon tem dois tipos vulneráveis a determinada fonte de dano (Ex: Dragonite é muito fraco contra golpes de gelo, pois seus dois tipos, dragão e voador, são vulneráveis a este dano). Contra estes golpes, o alvo perde não somente sua A na FD, mas também sua H.
Evolução:
uma das características mais
marcantes dos Pokemons é sua evolução. Pagando 2 pontos de
personagem, o Pokemon evolui, mudando sua forma e recebendo mais 4
pontos de personagem para aumentar seus atributos e comprar novas
vantagens. Na ocasião da evolução, o Pokemon poderá realocar seus
pontos de personagem atuais, recomprando desvantagens ou alterando
seus atributos (Ex: quando um Poliwhirl evolui para Poliwrath, ele
perde boa parte de sua agilidade, mas recebe muita Força e
Resistência). Cada Pokemon pode evoluir duas vezes. Pokemons com
estágio único de evolução também podem “evoluir”, mas apenas
aumentando seus pontos, sem mudar sua aparência. O mestre decidirá
se jogadores poderão iniciar com Pokemons Evoluidos, bem como
restringir a evolução para somente alguns casos (Após uma vitória,
no meio de uma luta, por meio de uma pedra...)
2º
Método: Vantagem Única + Tabela de Danos
Usando
o primeiro método, fica fácil de se colocar Pokemons em uma
campanha qualquer, mas isso gerará com certeza alguns absurdos, como
um Growlithe apanhar para um Crobat, só por que tem vulnerabilidade
a Químico, escolhida para definir danos por água, mas que
infelizmente abrange também os danos por veneno. Para quem quiser
algo um pouquinho mais elaborado, basta ignorar a parte de compras de
Armadura Extra e Vulnerabilidade da Vantagem Única: Pokemon, devendo
proceder da seguinte forma:
- Desconsidere toda a parte sobre “Tipos de Dano” do Manual 3d&t Alpha, utilizando os tipos de dano utilizados no jogo de Pokemon, que são os seguintes:
- Elétrico: Descargas elétricas, raios, magnetismo...
- Fogo: Chamas, brasas, lava...
- Água: Ondas, jatos d'água, bolhas...
- Gelo: Frio, neve, raios congelantes...
- Grama: gavinhas, cipós, pétalas, folhas, energia vital de plantas ou solar canalizada por elas (Raio Solar!!!).
- Voador: Golpes com asas e bicos (Exceto metálicos), rajadas de vento, ventos cortantes, etc...
- Lutador: Golpes de artes marciais, arremessos, energia da Aura...
- Rocha: Pedradas, golpes feitos com instrumentos de rochas...
- Terra: Tremores, areia, lama...
- Noturno: Golpes considerados como jogo sujo, como ataques invisíveis e mordidas. Ataques sombrios e referentes a escuridão.
- Veneno: Golpes venenosos, ácidos e outros químicos
- Psiquico: Golpes mentais ou de luz.
- Aço: golpes realizados com metal ou que simulam a dureza do mesmo.
- Dragão: Golpes carregados de energia dracônica, como um bater de asas, sopro e patadas de dragões.
- Inseto: Ataques referentes a insetos, como pólens, estocadas, presas de insetos, etc...
- Fantasma: Golpes relacionados com morte, maldições e assombrações.
- Normal: literalmente, é o resto, o que não se encaixa nos outros tipos.
- Utilize uma Pokedex (Tem uma disponível em: http://www.serebii.net/pokedex-bw/) para saber a qual(is) tipo(s) o Pokemon pertence.
- Use a tabela abaixo para saber suas fraquezas e desvantagens:
Considere
sempre a partir do Pokemon Defensor,
da seguinte forma:
Muito legal! Faz um tempãoooo que o Luís Brüeh está prometendo mestrar Pokémon pra gente, e até agora nada!
ResponderExcluirAh, falando nisso, não sei se eu já te falei, mas o site novo dele já está no ar! www.queabsurdo.com.br
Beijos!
Karen Soarele
www.karensoarele.com.br
XD, eu fiz essa adaptação antes do Mega City, mas só agora que fui postá-la...
ExcluirO Que Absurdo voltou!!!! que ótimo!!!! vou lá agorinha!!!